Quantidade de Páginas visitadas

1958

Em 1958 a Escola funcionava com três turmas ( 1º, 2º e 3º séries), junto à Escola Profissional “Durival de Brito”, da R.V.P.S.C, com o nome de “Casa Escolar das Oficinas da R.V.P.S.C.” Seu funcionamento era precário, seus professores não tinham habilitação de Magistério e não havia nenhum serviço de apoio que auxiliasse no desenvolvimento do ensino. Em agosto deste mesmo ano, o Diretor da Escola Profissional , professor José Mion fechou a sala onde funcionava uma turma com 47 alunos. Enquanto aguardava uma solução por parte da Secretaria de Educação, a professora Esther Maria Bartinikowski passou a ministrar aulas em frente da Escola, com os alunos sentados no chão. Ao término de vinte dias esta professora foi recolhida para a Secretaria de educação sob a alegação de estar trabalhando “contra o governo”. A comunidade se organizou e exigiu do Governo o retorno desta professora. trinta dias depois, ela retornou como encarregada da Direção e com a autorização para alugar um local onde pudesse abrigar a turma despejada.

O bairro era carente e a única solução foi transformar em sala de aula um cômodo situado no pavimento superior de um bar, na Rua Engenheiro Costa Barros, onde nos dias de hoje funciona uma loja de consertos de máquinas de lavar. Neste período, com a colaboração do professor Benedito João Cordeiro, chefe do Setor de Ensino da Secretaria de Educação, a professora Esther implantou um serviço de Merenda Escolar, que era preparado no refeitório das Oficinas da Rede.


1960

A Escola funcionava então, em dois locais: no local alugado e na Escola Profissional. Em 1960, graças à bondade do Padre Agostinho Marochi, atual Bispo da cidade de Presidente Prudente, que na época era vigário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e que dava assistência à Capela de São José, a Escola se instalou no salão da Capela, e passou a funcionar em três períodos em salas separadas por biombos. Já aqui tínhamos a promessa do prefeito, General Iberê de Matos, de construir a Escola.

A dificuldade de conseguir um terreno, colocou a professora Esther em contato com o Dr. Frederico Reginato, que doou o terreno com a condição de que o estabelecimento levasse o nome de sua mãe, NATÁLIA REGINATO. Em primeiro de maio de 1962, a Escola foi entregue à comunidade pelo General Iberê de Matos, numa festa de inauguração onde a professora Esther proferiu dois discursos: o seu, agradecendo o evento em nome da comunidade e o da sobrinha de Natália Reginato, a professora Nair Cavalin, Diretora da Escola República do Uruguai, cuja emoção pela homenagem à tia a impedia de fazer a leitura do discurso.

A Escola Possuía quatro salas de aulas, secretaria, gabinete do diretor e cantina. Sua capacidade era para 280 alunos. No mesmo dia da inauguração procedeu-se a mudança dos móveis de salão da capela para o prédio novo. A Escola passou a funcionar com duas turmas sentadas em tijolos. Em seguida, os móveis velhos foram substituídos por novos e professores habilitados passaram a integrar o corpo docente, com o propósito de fazer desta uma Escola capaz de resolver os anseios da comunidade. Mais tarde, em 1963 a Escola conseguiu a construção de mais oito salas de aula, transformação de corredores em salas ambientes, orientação educacional e pedagógica, ampliação dos sanitários, construção de casa para o guardião, calçamento em todo o pátio, melhoria constante dos móveis e maquinário.

1970

A partir de 1970, houve a ocupação do Conjunto Oficinas, da COHAB, e a Escola Natália Reginato, que era a única no bairro passou a funcionar com quatro turmas, para acolher as crianças das novas famílias. Até 1971 havia somente alunos de 1º a 4º séries. De 1972 em diante, iniciaram as turmas de 5º séries. Em 1974, graças à dedicação de seus professores, a Escola foi uma das primeiras aprovadas para a implantação do seu Plano Curricular, com vistas à lei 5692/71. Daí em diante, a Escola passou a ter turmas de 1º a 8º séries e a primeira turma de 8ª formou-se em 1977. O Decreto nº 308 do Diário Oficial 146, de 30 de julho de 1977, autorizou o funcionamento do Complexo Escolar Vila Oficinas de Ensino de 1º Grau, como resultado da reorganização do Grupo Escolar Senhorinha de Moraes Sarmento e o Grupo Escolar Natália Reginato. Com este Decreto passou a denominar-se Escola Natália Reginato Ensino de 1º Grau. Finalmente, em 20 de janeiro de 1983, pela Resolução nº 164/83, passou a denominar-se Escola Estadual Natália Reginato Ensino de 1º Grau, em complexo com a Escola Estadual Deputado Olivio Belich Ensino de 1º Grau.

A Escola mudou-se para a Rua Goiânia, nº 679 em janeiro de 1990, sob a direção da professora Eunice Alves Prim, em meio aos entulhos da nova construção. Direção, professores e serventes, num esforço comum, deixaram as salas em ordem para o funcionamento. Iniciou-se um novo tempo para professores, alunos e comunidade. A velha escola tomou novos rumos.

1993

O Início do Segundo Grau O curso de 2º Grau foi autorizado em 29 de setembro de 1992 e posteriormente, através da resolução nº 2625/93, de 12 de maio de 1993, foi autorizado seu funcionamento como Ensino de 2º Grau Regular, com Curso de Educação Geral - Preparação Universal, nos períodos diurno e noturno. A autorização foi concedida pelo período de dois anos, com a implantação gradativa a partir do início do ano letivo de 1993. Foi determinado o prazo de 90 dias antes do término da autorização de funcionamento, para o estabelecimento solicitar o reconhecimento do curso de 2º Grau - Educação Geral - Preparação Universal ora implantado. Em decorrência do disposto no Artigo 1º desta resolução , a Escola Estadual Natália Reginato - Ensino de 1º Grau passa a denominar-se “COLÉGIO ESTADUAL NATÁLIA REGINATO - ENSINO DE 1º E 2º GRAUS”.


2022 - 64 anos de história

Em 2021, a Professora Juceleni foi convidada pela mantenedora para ser interventora no Colégio, onde iniciou com uma nova proposta de trabalho, pautada na participação da Comunidade Escolar. O ano inicia-se com muito trabalho. Conhecendo a comunidade escolar em meio a pandemia e colocando em ordem diversos aspectos internos. Ainda neste ano, foi eleita pela Comunidade para continuar com seu trabalho de Gestão escolar, juntamente com a sua diretora auxiliar, Luciana França da Rocha. Esta que já atuava na instituição desde 2017, no setor administrativo. Em 2022, iniciamos o ano letivo com o desafio de melhorar os índices educacionais da instituição, bem como gerenciar os recursos humanos, materiais, físicos, financeiros e pedagógicos sempre em benefício dos nossos alunos.




Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito